(Plantar uma árvore, ter um filho) e ler um livro
- Francisca Teodósio
- 31 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Sejam sinceros, há quanto tempo não leem um livro, para além das sebentas que devem andar a devorar em antecipação deste final de semestre?
Bom, não é que o livro que vos trago hoje não tenha sido recomendado numa unidade curricular, mas a verdade é que foi muito mais “prazeroso” lê-lo do que as várias sebentas que tenho vindo a acumular na secretária – e, de facto, ensinou-me tanto ou mais que elas. Estou a falar do Digital PR, de Danny Whatmough.

E quem é o dono da caneta que veio dinamizar o estudo das Relações Públicas? Danny Whatmough, atualmente, é o Managing Director deuma agência de consultoria de renome – a Red Consultancy. Trabalhou como especialista digital de comunicação, por mais de uma década, e dispôs os seus conhecimentos e serviços a um leque de marcas e empresas, tanto em setores business-to-business ou business-to-consumer, como é o caso da Procter and Gamble, Nestlé, Unilever, Roche, IBM, entre outras.
Digital PR, do que se trata?
O digital altera tudo, e esta é uma verdade que grande parte das indústrias tem vindo a aceitar nos últimos anos. As Relações Públicas são um exemplo de uma profissão que se viu forçada a adaptar-se ao mundo digital. O digital alterou todas as técnicas usadas pelos profissionais de RP, em qualquer função – quer seja criação de conteúdo ou relações com os media –, ao adicionar vários elementos que permitem medir com precisão o alcance e resultado de cada ação.
Este livro pode ser visto como um guião para esta transformação, um manual que sumariza todas as tendências da indústria das Relações Públicas e examina as técnicas que mudaram e as que passam agora a ser utilizadas. O autor aborda:
o papel dos dados;
o ecossistema das Relações Públicas;
a relação com os media;
as redes sociais;
a criação e gestão de conteúdos;
a profissionalização dos influencers;
marketing digital;
paid media;
marketing dentro da empresa e business-to-business;
a importância da investigação e da avaliação;
as ferramentas digitais emergentes;
como construir uma equipa de RP orientada para o futuro;
Vão dizer-me que conseguem retirar toda esta informação das vossas sebentas aborrecidas?
A revolução digital veio alterar o paradigma das Relações Públicas. Já alterou todos os recantos da indústria, trazendo consigo oportunidades e desafios. Este livro descreve onde já estivemos, onde é que estamos e onde é que iremos. É um manual para os profissionais à procura de algum tipo de guia de como navegar nesta nova era.
O meu (.) de vista
A introdução do autor mapeia o porquê de este livro ser necessário. Grande parte dos profissionais de Relações Públicas precisam de melhorar a sua abordagem, no que diz respeito à recolha e uso de dados, compreensão dos mecanismos de pesquisa (SEO) e acompanhamento de tendências, como a ascensão dos influencers.
“Os dados são a maior mudança que a indústria das RP testemunhou.”
Este livro é um guia útil para então percebermos onde se situa a indústria atualmente. No entanto, é importante relembrar que este pode não se manter atual durante muito tempo, devido à constante descoberta de novas ferramentas criadas para apoiar os profissionais da área. Além disso, existem muitas fontes online que vão sendo atualizadas frequentemente com as tendências.
Apesar de ter aprendido muito sobre a influência do digital nas Relações Públicas, e “como nem tudo são rosas” – e não podemos pedir tanto de um livro académico -, senti que podiam ter sido incluídos mais estudos de caso para melhor entender a teoria. Mas, não querendo que isto vos desmotive, deixo alguns comentários que encontrei enquanto pesquisava mais sobre o livro – palavras essas que também eu precisei de ouvir, ou, no caso, ler para me motivar a começar, admito. Garanto-vos que não são fake news!
“With digital being such a big part of everything PR, Danny Whatmough’s new book comes at the perfect time. Digital PR is a well written manual that covers the numerous specialisms offered by a successful PR agency today, and how that has changed an industry build on a generalist model. Informative and persuasive, passionate without being preachy, Danny’s book is a must read for PR veterans and new joiners alike.” - Candace Kuss, Director of Social Media, Hill+Knowlton Strategies
“An engaging and comprehensive explanation of how to deal with the impact of digital on day-to-day PR. Whatmough communicates the complexity, scale and consequences of digital in easily accessible prose, combing it with tips and techniques to make the most of its potential. A must-read for all practitioners trying to work out how to effectively adapt to the digital world in their practice.” - Lee Edwards, Associate Professor, Media and Communications at LSE
Portanto, agora motivados, continuem as vossas leituras, mais importante ainda:
Mantenham os olhos abertos, porque basta fechá-los por um segundo para ficar para trás nas tendências. Até para a semana!
Francisca
Kommentare