top of page

(.) de vista 101

  • Foto do escritor: Francisca Teodósio
    Francisca Teodósio
  • 22 de mar. de 2022
  • 5 min de leitura
Um mote para o vosso “ponto de vista” sobre mim e o que será este blog.

Afinal o que é o (.) de vista? Antes de apresentar o blogue, acho importante apresentar-me a mim, o olhar por detrás dele. Portanto, olá! O meu nome é Francisca Teodósio, uma jovem de 19 anos, estudante de segundo ano de Relações Públicas e Comunicação Empresarial.

Em 5 palavras descrever-me-ia como:


Ambiciosa | Persistente | Autónoma | Dinâmica | Serena


Começar com uma descrição por adjetivos pode parecer banal, mas este blog será tudo menos banal! Também sei que esta pode parecer uma descrição-padrão, no entanto, acreditem ou não, eu sou mesmo dotada de todas as qualidades descritas acima…. Mas adiante, “como cheguei aqui?” talvez seja a pergunta de partida ideal, e para responder a essa pergunta vou tentar ir um pouco mais além dos cinco adjetivos que me caracterizam.


Nasci nas Caldas da Rainha e foi lá que cresci e onde fiz o meu secundário, no curso de Línguas e Humanidades. Sempre fui apaixonada pela área da Comunicação, ainda que sempre tenha sido uma pessoa muito introvertida. Talvez por isso, desenvolvi um enorme fascínio pelas redes sociais e pela escrita, sendo que ambas me permitiam combinar o meu gosto pela comunicação e uma forma mais confortável para mim de comunicar com os outros.


No entanto, fui-me apercebendo de que, apesar de ser uma área que me interessava tanto, aquilo que eu sabia sobre comunicação era ainda muito pouco quando comparado à abrangência da área, mas era definitivamente algo que gostaria de estudar de forma mais aprofundada. Assim, quando terminei o ensino secundário, decidi então seguir a minha paixão e candidatar-me ao curso de Ciências da Comunicação, que sempre idealizara e ambicionara.


Felizmente (e não, não me esqueci do “in” no início da palavra), não entrei. Acabei por ingressar na minha terceira opção “Relações Públicas e Comunicação Empresarial”. O que eram as Relações Públicas para lá dos jovens que metem stories com guest lists para entrar no Urban? Era a pergunta que tantas vezes me faziam quando falava do curso no qual tinha ingressado. Não sabia ao certo. A verdade é que caí no curso de para-quedas, como muitos outros, como me vim a aperceber mais tarde, mas depois do “choque” inicial, rapidamente comecei a surpreender-me e, essencialmente, a perder a timidez que me era tão característica.


Mudei-me para a capital, Lisboa, que passou a ser a minha nova casa. De uma pequena cidade, calma e em parte muito rústica, mudava-me agora para o alvoroço constante que é a vida em Lisboa. À semelhança do curso, depois de um primeiro “choque”, a cidade rapidamente me surpreendeu, e fui-me acostumando a ela. Talvez demais, segundo a minha mãe. Fiz amigos, muitos deles com quem tenho partilhado as angústias de estudante universitária e que me têm ajudado a sobreviver ao curso, que, por vezes (vezes essas mais comuns nos finais de semestre), não parece tão “de sonho” assim…


Ao longo do curso, tenho vindo a procurar saber sempre mais e a relacionar-me com atividades que possam desenvolver as minhas skills e aprendizagens. Assim, quando me foi dada a oportunidade por parte da minha faculdade de fazer um curso online sobre Marketing Digital pela Lisbon Digital School, não hesitei em inscrever-me. Durante todos os fins de semana de um mês, contactei com diversos profissionais da área da Comunicação, que me transmitiram os seus insights e know-how sobre o Marketing Digital, conhecimentos esses que são cada vez mais procurados no mundo empresarial. Fiquei imediatamente fascinada por esta outra vertente da comunicação!


Mais tarde nesse ano, foi-nos também oferecida uma oportunidade que me obrigaria, em grande parte, a sair da minha zona de conforto. Porém, era também uma oportunidade imperdível, e, por isso, decidi abraçá-la! Foi-nos proposto um voluntariado no Web Summit 2021 pela Startup Portugal, aqui teríamos de apresentar a organização aos demais empreendedores de diferentes países, de forma a mostrar-lhes as vantagens de desenvolver os seus negócios em Portugal e de investir no nosso país. Neste evento, pude não só desenvolver as minhas skills de comunicação, ao contactar diariamente com vários investidores e empreendedores (algo que o meu “eu” introvertido jamais pensara um dia vir a conseguir fazer, pelo menos num futuro tão próximo), mas também as minhas aprendizagens, especialmente no que diz respeito aos temas da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, graças às palestras às quais pude assistir.


Todas as palestras às quais assisti no Web Summit despertaram em mim um “bichinho” para pensar fora da caixa e dar asas à minha criatividade e inovação. Foi nessa altura que comecei a pensar em criar um blog, que combinaria duas das coisas que mais gostava: a comunicação e escrever. No entanto, e talvez mais por falta de coragem do que de tempo, nunca cheguei a concretizar a ideia. Curiosamente, ou por obra do destino, este semestre foi-nos proposto, no âmbito da cadeira de Laboratório de Comunicação em Ambientes Digitais, a criação de um blogue, onde publicaríamos todas as semanas o nosso “ponto de vista” sobre determinados temas.


Foi daí que surgiu o nome para o blogue, após um extenso brainstorming, porque, no fundo, este não seria nada mais nada menos do que o meu olhar ou visão sobre temas que podem ser vistos de tantas maneiras diferentes. E assim o batizei, o meu (.) de vista, que me acompanhará não só a mim, como a vocês, espero, todas as semanas, até porque ainda tenho de vos provar que sou dotada de todos os adjetivos que utilizei para me descrever no início do artigo (caso não tenham ficado já convencidos).


O (.) de vista destina-se a toda a gente, quer nutram uma paixão pela comunicação ou não, uma vez que, além do tema das Relações Públicas, também falarei muito do meu dia-a-dia, até porque as Relações Públicas fazem parte dele. Quem sabe, daqui a umas semanas não comece a despertar-vos um gosto por esta área que tanto me prende e deslumbra - acho que posso considerar esse como um dos meus grandes objetivos com este blog.


Um dos meus outros grandes desafios é que se sintam encorajados a avançar com qualquer ideia que queiram concretizar e que tenham vindo a adiar por falta de coragem ou motivação para começar, porque acredito que, como eu, depois de começarem, vão perguntar-se porque é que não o fizeram mais cedo.


Portanto, “timidezes” à parte, venham daí! E tal como os meus amigos, ajudem-me a lidar com as angústias de uma estudante universitária, que, apesar das poucas horas de sono e das ocasionais dores de cabeça, adora o seu curso; e não esperem só lamúrias, porque a vida académica, como muitos de vocês devem saber (e se não o sabem, também estão no sítio certo), não se resume só a isso!


Ora, depois de todas as apresentações feitas, agora sim: sejam bem-vindos ao (.) de vista! Espero que acima de tudo encontrem neste blog e no meu “ponto de vista” aquilo que procuram, quer seja mais detalhes sobre um determinado tema, ou apenas uma leitura para entretenimento. E se depois desta apresentação ficaram a querer saber mais sobre mim, podem visitar as minhas redes sociais, devidamente identificadas no final da página.


Mantenham os olhos abertos. Até para a semana!


Francisca

 
 
 

1 Comment


jmdp.011
Mar 22, 2022

Olá Francisca.…parte do teu “trajecto” de Vida afinal está aqui. Belíssimo. Provas-te assim o pensamento de que…”a Vida é mudança constante e só é “verdadeira e bela” quando escrita pelo próprio punho. Felicidades. Seguimos em frente…Abraço. Zé Dias Pereira

Like
bottom of page